domingo, 12 de agosto de 2012

4.5- Estimulando o gosto pela leitura

Todo o curso foi muito bom, muito gratificante e eu como sou graduanda em pedagogia aprendi muito, principalmente que o mundo vai mais longe que a sala de aula. Que com a internet e cursos preparatorios como este e o universo de informações que se coloca a nossa disposição, basta querer e procurar para ser melhor. Espero quando chegar a hora de atuar em sala de aula possa ser criativa pois estou cada vez mais consciente do vasto mundo que esta aqui, através desta telinha e deste teclado. Clique no link e veja o video.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

ATIVIDADE 3.2- DA TEORIA À PRÁTICA


Para maior integração da turma passei a deixar que eles tivessem contato com livro mais vezes durante a semana e como ainda não sabem ler incentivo-os a criarem um comentário ou pequenas histórias a partir de gravuras que eles acham interessantes. 
Acho que o objetivo central do projeto esta sendo alcançado uma vez que agora eles mesmos pedem para ler historias todos os dias. Há também relatos de crianças que passaram a pedir aos pais para lerem para elas em casa.



Este é o momento em que as crianças estão manuseando livros infantis do acervo da escola.

sábado, 16 de junho de 2012


A atividade sobre o estimulo e gosto pela leitura na educação infantil foi desenvolvida no pré II vespertino e os alunos se envolveram totalmente e entenderam de forma sucinta a proposta da atividade. No primeiro momento foi contada uma historia onde eles eram estimulados a dar opinião sobre cada evento que viria a seguir. Foram mostradas todas as gravuras do livro para que os mesmos entendessem melhor o desenrolar da historia e assim pudessem ter noção dos acontecimentos. No segundo momento foi distribuído a eles folha e A4, lápis, giz de cera, lápis de cor e foi solicitado que eles desenhassem sobre a historia que haviam acabado de ouvir. Não foi observada dificuldade por parte deles para entenderem nem a historia nem a proposta de atividade e em todos os grupos eles comentavam sobre a historia e ajudavam uns aos outros a lembrar dos detalhes.
Foi muito importante e significativo este trabalho, pois as historias infantis são um caminho que leva a criança a alargar a imaginação e sentimentos de forma prazerosa e expressiva tomando assim gosto pela leitura uma vez que na infância é o momento em que as crianças estão mais propicias a desenvolver hábitos que serão seguidos futuramente, por isso consideramos que seja essencial estimular as crianças a gostarem de ler desde bem pequenas.


MOMENTO EM QUE A HISTORIA ESTAVA SENDO CONTADA



MOMENTO EM QUE ELES COMEÇAM O DESENHO LIVRE SOBRE A HISTORIA





DESENHO LIVRE SOBRE A HISTORIA JA NO TERMINO

sexta-feira, 15 de junho de 2012


Criar o portifólio ate agora foi a tarefa mais  dificil mas nada que a nossa gestora com toda paciência e sabedoria não tenha conseguido me ajudar. Foi muito gratificante a tarefa e muito compensadora quando vi tudo pronto e perfeito.

quinta-feira, 14 de junho de 2012


Aprender é uma atividade contínua e como a sociedade esta cada vez mais desejosa de conhecimento, é necessário mudar a forma de aprender. Para isso, precisa que o profissional da educação tenha o desejo de buscar novos conhecimentos, e para tanto se faz necessário que existam ambientes que proporcionem esta busca e ainda que haja pessoas que possam auxiliar o aprendiz no processo de aprender.
Por outro lado, observa-se muita acomodação por parte de alguns. É como se o conhecimento estivesse pronto e que sua formação profissional correspondesse apenas ao que aprendeu nos anos de faculdade.
Assim como em todas as outras profissões, na educação tambem existem pessoas que querem ser desafiadas com o novo, e outras, que tem “medo” do novo e preferem não se atualizar. Porém, para tornar os alunos verdadeiros aprendizes é preciso qualificação por parte do professor. Isso poderia mudar a idéia de que a escola não prepara o aluno para enfrentar os desafios que o mundo oferece e daria suporte para que possam continuar a busca pela aprendizagem continuada ao longo de sua vida de forma autônoma, reconhecendo a importância do “aprender continuamente”.

PROJETO PEDAGOGICO



ESTIMULANDO O GOSTO PELA LEITURA NA EDUCAÇAO INFANTIL
Introdução
A infância é o momento em que as crianças estão mais propicias a desenvolver hábitos que serão seguidos futuramente, por isso consideramos que seja essencial estimular as crianças a gostarem de ler desde bem pequenas.
E necessário mostrar as crianças que o ato de ler além de poder ser usado como obtenção de informações pode ser muito prazeroso, fantástico e lúdico.
Esse projeto de pesquisa e intervenção foi pensado a partir  das dificuldades e das necessidades dos hábitos de leitura e tem como lócus de execução a instituição de Educação infantil Jacy K. Salamoni da rede publica de Agua Boa MT, especialmente  as turmas do jardim ao pré II.
Este trabalho justifica-se, pois sabemos que o momento mais propicio para o desenvolvimento de uma criança são seus primeiros anos de vida. Nessa idade é possível auxiliar a criança a compreender a si mesma, seu corpo, seus gostos e estimular alguns hábitos desejados pelos adultos.
Podemos, então, inferir que o gosto pela leitura de livros literários possa ser introduzido na vida das crianças desde sua tenra idade. Durante os primeiros anos (antes de ser alfabetizada) a criança ainda não poderá ler, mas poderá ouvir histórias, ver seus parceiros manuseando livros, ela pode folhear livros e ver as gravuras e é através desse contato com o mundo da leitura que o gosto pela mesma pode ser estimulado desde a Educação infantil.

Objetivos
Esse projeto  tem como objetivos centrais:
Estimular o gosto pela leitura desde a Educação infantil.
Promover momentos de contação de historias;
Proporcionar momentos de manuseio de Livros;
O Estimular as crianças a lerem imagens e construírem historias a partir delas.
Realizar teatro, com fantoches;
Atividades envolvendo todos os funcionários da escola
O Buscar doações de diferentes tipos de livros (gibis, historias infantis, gravuras, livro para colorir)

CRONOGRAMA

segunda

terça

quarta

quinta

sexta
leitura
leitura
leitura
leitura
leitura
Contar historia e produção individual da historia
Contar historia com livro


Historia a partir de gravura


Produção oral coletiva da historia

Contato com livros



3. Metodologia
Para alcançarmos os objetivos propostos, fizemos um levantamento bibliográfico e um aprofundamento teórico a fim de construir atividades que estimulassem o habito e o interesse pela leitura e que se desenvolverão de maneira gradativa, buscando cativar e atrair as crianças para terem uma maior proximidade e intimidade com o mundo da leitura. Todas as atividades acontecerão em um ambiente calmo, fora da agitação das outras turmas da instituição, as crianças deverão ficar a vontade e também será desenvolvido em grupos.

1ª atividade: Contar Historias
Para essa atividade serão escolhidas historias conforme a faixa etária das crianças. Elas serão contadas através de teatro de fantoches com entonação de voz criando a diferenciação das personagens e chamando a atenção das crianças para essa diferença.
Apos a apresentação mostrar as crianças que as historias também podem ser encontradas em livros, e deixá-las manusear os mesmos e os fantoches para que possam recriar as historias.

2° atividade: Contar historia com livro
A historia será contada através de um livro rico em gravuras, e antes de trocar a pagina o educador deverá questionar com as crianças o que elas acham que acontecera na próxima pagina, estimulando-as a falar (oralidade) e incentivando a imaginação e o raciocínio logico entre uma cena e outra.

3° atividade: Histórias a partir de gravuras
Deverão ser confeccionadas placas grandes com gravuras que estabeleçam uma logica de continuidade entre elas. As placas serão apresentadas uma de cada vez ao grupo de crianças e as mesmas farão a locução do texto oral a partir das gravuras que veem. O professor não irá contar a historia, as crianças é que a contarão através das gravuras.

4ª atividade: Produção individual de historia
A professora devera contar uma historia (com entonação e utilizando o livro) para as crianças, em seguida devera pedir às crianças que a passem para o papel através de seus desenhos. Serão oferecidos às crianças materiais como folhas, lápis de cor, canetinhas, giz de cera e lápis de escrever. Caso algumas crianças conheçam algumas letras, incentivá-las a utilizá-las em suas produções. As produções dos alunos deverão ser expostas para toda a turma ver o que os colegas produziram. A professora deve estimular e valorizar as produções das crianças.

5° atividade: Produção oral coletiva da historia.
O professor devera iniciar uma historia oralmente (uma historia que não seja conhecida pelas crianças, ou uma fictícia) e uma de cada vez ira dar continuidade a historia, assim cada criança devera prestar atenção na continuidade que o colega deu para que possa construir a historia a partir do ponto em que parou (poderão ser colocados novos personagens na historia, mudança de eventos entre outros). O professor devera transcrever a historia produzida pelas crianças e depois contá-la a elas. Pode ser sugerido que as crianças façam a ilustração da historia.

6ª atividade: Contato com livros
Assim como as outras atividades, a professora devera contar uma historia com um livro, e apresentar as crianças outros livros, contar-lhes seus títulos e deixa-las manusear os livros, tentando “ler” as historias. A atividade pode ser desenvolvida em um primeiro momento individualmente, e depois em duplas cada criança contara a historia a seu parceiro, utilizando a leitura que faz das imagens.

Considerações finais
Esse projeto esta em andamento, mas podemos afirmar, como resultados parciais a partir da discussão teórica que essas atividades serão muito importantes não só para desenvolver o habito e o interesse pela leitura como também para proporcionar momentos lúdicos fantásticos a turma, a união da mesma, o desenvolvimento da oralidade, da criatividade e a utilização de sequencias logicas.
Ao término das atividades montaremos um cantinho de leitura na sala em que foram desenvolvidas as atividades utilizando livros adquiridos por meio de doações e muitas placas com gravuras, para que possam estimular as produções dos alunos acreditando que, dessa forma, contribuiremos para o desenvolvimento do gosto pela leitura desses alunos.

Avaliação:
Será realizada semanalmente  em todas as salas através de um caderno de bordo.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Portfolio de Regina Maria San Juan

ATIVIDADE 1.2

Sou uma docente em busca de conhecimento pois acredito que não somos donos do saber e que nem o mais sábio os homens detém todo o conhecimento, toda a sabedoria. Citando Sócrates: "Só sei que nada sei." Assim sou eu como aprendiz. Por mais que se saiba sobre a educação temos que estar sempre buscando aprender, pois sempre tem coisa nova a ser aprendida, basta querer. A própria convivência com seu aluno traz conhecimento e é preciso ter sabedoria para buscar este conhecimento e trazer para sua vida. Cada pessoa é única e não temos como generalizar, portanto, não se pode generalizar a forma de ensinar. Ainda estou a caminho da profissão de professor, cursando pedagogia. Sei que tenho um longo e árduo caminho a ser percorrido, mas sei também que só se consegue obter êxito no que fazemos com e por amor e assim sou eu. Tudo o que faço coloco meu coração porque só assim se pode ser feliz no que faz.

Realizei a atividade, Quem sou eu? com uma certa dificuldade pois o curso neste momento estava iniciando e não entendia o objetivo de tal colocação, ate mesmo porque, acho difícil me avaliar como pessoa. Acredito que a maioria de nós tem essa dificuldade pois avaliar os outros é muito mais fácil que avaliar a si próprio.


Aprendendo com as TICs 2012 - Atividade 1.3

Aprender é uma atividade contínua e como a sociedade esta cada vez mais desejosa de conhecimento, é necessário mudar a forma de aprender. Para isso, precisa que o profissional da educação tenha o desejo de buscar novos conhecimentos, e para tanto se faz necessário que existam ambientes que proporcionem esta busca e ainda que haja pessoas que possam auxiliar o aprendiz no processo de aprender.
Por outro lado, observa-se muita acomodação por parte de alguns. É como se o conhecimento estivesse pronto e que sua formação profissional correspondesse apenas ao que aprendeu nos anos de faculdade.
Assim como em todas as outras profissões, na educação também existem pessoas que querem ser desafiadas com o novo, e outras, que tem “medo” do novo e preferem não se atualizar. Porém, para tornar os alunos verdadeiros aprendizes é preciso qualificação por parte do professor. Isso poderia mudar a ideia de que a
escola não prepara o aluno para enfrentar os desafios que o mundo oferece e daria suporte para que possam continuar a busca pela aprendizagem continuada ao longo de sua vida de forma autônoma, reconhecendo a importância do “aprender continuamente”.
Para fazer esta atividade contei com a colaboração da equipe gestora da escola onde trabalho me prestando as informações que eu necessitava e conversei também com os professores da escola para me inteirar dos mecanismos que estes usavam para o preparo de suas aulas.

UNIDADE II - INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMIDIA

Atividade2.1

Ainda não sou professora mas já atuo na área como técnica. A navegação a deriva me fez conhecer um pouco do portal. Pelos seus links pude conectar no domínio publico e tomei ciência de coisas interessantes que antes não sabia. No próprio portal encontrei varias colegas da escola onde trabalho e também da cidade onde morava antes. Tive acesso a varias aulas e jogos interativos a serem realizados com os alunos, uma vez que a escola onde trabalho esta inaugurando o laboratório de informática para uso dos alunos acredito que vai ser de grande ajuda. Foi uma ótima experiência e é muito bom saber que os profissionais da educação podem contar com uma ferramenta tão preciosa na elaboração de suas aulas.

Não tive grande dificuldade em navegar em hipertexto uma vez que já conhecia o mecanismo mas não posso negar que me levou a conhecer coisas novas porque mesmo navegando a deriva, quando abri por exemplo o site o portal domínio publico foi impossível não navegar por ele e descobrir coisas que antes não conhecia.


ATIVIDADE 2.2

CONCEITUANDO HIPERTEXTO
Reproduzindo o conceito de hipetexto, segundo www.prof2000.pt/users/cleal/curso10/textos/glossario.htm , acessado em 10/06/2012, hipetexto são:
Documentos que contêm palavras ou imagens destacadas que quando se selecciona faz ligação com outras frases, textos ou imagens ; Texto interactivo, com ou sem imagem, onde as referências cruzadas permitem ao utilizador "guiar-se" no seu interior.
Na verdade, navegar na internet é muito facil quando já temos noção do que fazer e objetivo com relação ao que estamos procurando e para quem não é principiante nesse vasto mundo digital, não tem muita dificuldade.
Quando digitei as palavras: O QUE É HIPERTEXTO, muitas páginas foram abertas e 597.000 opções de definição foram encontradas. Entrei na primeiro e li as definições.Naveguei bastante e achei tudo prazeroso, encontrei até inclusive atividades postadas por outros colegas que fizeram o curso das TICs em outras oportunidades.
A verdade é que quando estamos livres para aprender e para descobrir o que nos interessa, nos envolvemos com a pesquisa e acabamos por mergulhar neste imenso oceano de informações e conhecimentos que é esta ferramenta hoje indispensável para nossas vidas, tanto profissional como pessoal, que é a internet e os beneficios que ela nos proporciona. A pesquisa se torna interessante porque você sempre acaba descobrindo novas informações até então sequer imaginadas, são descobertas que vão ajudar no nosso cotidiano.


Conceituar hipertexto não foi difícil uma vez que usei como recurso o navegador do google que me forneceu um leque enorme de possibilidades de conceitos e usei apenas um que era bastante claro e objetivo ao meu ver.


CONCEITUANDO HIPERTEXTO – ATIV 2.3

CONCEITUANDO HIPERTEXTO - São documentos que contêm palavras ou imagens destacadas que quando se seleciona faz ligação com outras frases, textos ou imagens ; Texto interactivo, com ou sem imagem, onde as referências cruzadas permitem ao utilizador "guiar-se" no seu interior. Em suma, Hipertexto é um texto em formato digital a respeito de determinado assunto mas que podemos acrescentar links que acabam por remeter-nos a outros assuntos semelhantes ou relevantes ao tema original, ou seja, subdivide o tema em varias outras formas de pesquisa ou temas relacionados. Pode-se afirmar que o hipertexto é uma grande ferramenta de enorme utilidade para o internauta.


falar sobre hipertexto é dar significado ao conceito e uma vez  entendendo a que se refere o termo não tive grande dificuldade de conceitua-lo com minhas proprias palavras.


ATIVIDADE 2.4

concordo com a colega Marta Gislene Gomes, quando diz que o hipertexto faz parte a nova cultura digital pois sem essa maravilhosa ferramenta nossa vida seria muito mais difícil e concordo mais ainda quando diz que precisamos nos qualificar para sabermos fazer uso desta ferramenta pois, sabemos que a era digital esta ai e se não nos qualificarmos, o computador não passa de uma maquina sem muita utilidade e no processo de formação pelo qual passa o profissional da educação, sabemos que precisamos ser mediadores do saber e sem qualificação não passaremos de transmissores e em alguns casos, como no caso da informática, sem cursos como este de qualificação, nem isso conseguiríamos ser.

Achei interessante o comentário da colega porque complementou meu proprio pensamento a respeito do assunto.

PORTFOLIO DE REGINA MARIA SAN JUAN



Resumo da realização das atividades.

Realizei a atividade1.2,  Quem sou eu? com uma certa dificuldade pois o curso neste momento estava iniciando e não entendia o objetivo de tal colocação, ate mesmo porque, acho difícil me avaliar como pessoa. Acredito que a maioria de nós tem essa dificuldade pois avaliar os outros é muito mais fácil que avaliar a si próprio.

ATIV 1.3 - Para fazer esta atividade contei com a colaboração da equipe gestora da escola onde trabalho me prestando as informações que eu necessitava e conversei também com os professores da escola para me inteirar dos mecanismos que estes usavam para o preparo de suas aulas.
ATIVIDADE 2.1 – Não tive grande dificuldade em navegar em hipertexto uma vez que já conhecia o mecanismo mas não posso negar que me levou a conhecer coisas novas porque mesmo navegando a deriva, quando abri por exemplo o site o portal domínio publico foi impossível não navegar por ele e descobrir coisas que antes não conhecia.
ATIVIDADE 2.2
Conceituar hipertexto não foi difícil uma vez que usei como recurso o navegador do google que me forneceu um leque enorme de possibilidades de conceitos e usei apenas um que era bastante claro e objetivo ao meu ver.
ATIV 2.3

falar sobre hipertexto é dar significado ao conceito e uma vez  entendendo a que se refere o termo não tive grande dificuldade de conceitua-lo com minhas proprias palavras.

ATIVIDADE 2.4
Achei interessante o comentário da colega porque complementou meu proprio pensamento a respeito do assunto.

ATIV. 2.5
Tive bastante dificuldade em fazer esta atividade pois ainda não tinha blog e tive que criá-lo como também não foi fácil lincar as atividades para que fizessem parte deste portfólio uma vez que deveria seguir um caminho especifico e não o que já conhecia anteriormente mas, dificuldades à parte, achei muito gratificante e instrutivo pois conheci novas formas de atingir meu objetivo e penso que é para isso mesmo o curso, para nos mostrar outros caminhos, novos horizontes.



ATIVIDADE 3.2

Para maior integração da turma passei a deixar que eles tivessem contato com livro mais vezes durante a semana e como ainda não sabem ler incentivo-os a criarem um comentário ou pequenas histórias a partir de gravuras que eles acham interessantes. 
Acho que o objetivo central do projeto esta sendo alcançado uma vez que agora eles mesmos pedem para ler historias todos os dias. Há também relatos de crianças que passaram a pedir aos pais para lerem para elas em casa.






atividade1.2


Sou uma docente em busca de conhecimento pois acredito que não somos donos do saber e que nem o mais sábio os homens detém todo o conhecimento, toda a sabedoria. Citando Sócrates: "Só sei que nada sei." Assim sou eu como aprendiz. Por mais que se saiba sobre a educação temos que estar sempre buscando aprender, pois sempre tem coisa nova a ser aprendida, basta querer. A própria convivência com seu aluno traz conhecimento e é preciso ter sabedoria para buscar este conhecimento e trazer para sua vida. Cada pessoa é única e não temos como generalizar, portanto, não se pode generalizar a forma de ensinar. Ainda estou a cominho da profissão de professor, cursando pedagogia. Sei que tenho um longo e árduo caminho a ser percorrido, mas sei também que só se consegue obter êxito no que fazemos com e por amor e assim sou eu. Tudo o que faço coloco meu coração porque só assim se pode ser feliz no que faz.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

atividade 2.3 -conceituando hipertexto

CONCEITUANDO HIPERTEXTO - São documento que contêm palavras ou imagens destacadas que quando se seleciona faz ligação com outras frases, textos ou imagens ; Texto interativo, com ou sem imagem, onde as referências cruzadas permitem ao utilizador "guiar-se" no seu interior. Em suma, Hipertexto é um texto em formato digital a respeito de determinado assunto mas que podemos acrescentar links que acabam por remeter-nos a outros assuntos semelhantes ou relevantes ao tema original, ou seja, subdivide o tema em varias outras formas de pesquisa ou temas relacionados. Pode-se afirmar que o hipertexto é uma grande ferramenta de enorme utilidade para o internauta.

atividade 2.2 - conceituando hipertexto

CONCEITUANDO HIPERTEXTO Reproduzindo o conceito de hipetexto, segundo www.prof2000.pt/users/cleal/curso10/textos/glossario.htm , acessado em 10/06/2012, hipetexto são: Documentos que contêm palavras ou imagens destacadas que quando se selecciona faz ligação com outras frases, textos ou imagens ; Texto interactivo, com ou sem imagem, onde as referências cruzadas permitem ao utilizador "guiar-se" no seu interior. Na verdade, navegar na internet é muito facil quando já temos noção do que fazer e objetivo com relação ao que estamos procurando e para quem não é principiante nesse vasto mundo digital, não tem muita dificuldade. Quando digitei as palavras: O QUE É HIPERTEXTO, muitas páginas foram abertas e 597.000 opções de definição foram encontradas. Entrei na primeiro e li as definições.Naveguei bastante e achei tudo prazeroso, encontrei até inclusive atividades postadas por outros colegas que fizeram o curso das TICs em outras oportunidades. A verdade é que quando estamos livres para aprender e para descobrir o que nos interessa, nos envolvemos com a pesquisa e acabamos por mergulhar neste imenso oceano de informações e conhecimentos que é esta ferramenta hoje indispensável para nossas vidas, tanto profissional como pessoal, que é a internet e os beneficios que ela nos proporciona. A pesquisa se torna interessante porque você sempre acaba descobrindo novas informações até então sequer imaginadas, são descobertas que vão ajudar no nosso cotidiano.

atividade 2.1 - navegando em hipertexto

Ainda não sou professora mas já atuo na área como técnica. A navegação a deriva me fez conhecer um pouco do portal. Pelos seus links pude conectar no domínio publico e tomei ciência de coisas interessantes que antes não sabia. No próprio portal encontrei varias colegas da escola onde trabalho e também da cidade onde morava antes. Tive acesso a varias aulas e jogos interativos a serem realizados com os alunos, uma vez que a escola onde trabalho esta inaugurando o laboratório de informática para uso dos alunos acredito que vai ser de grande ajuda. Foi uma ótima experiência e é muito bom saber que os profissionais da educação podem contar com uma ferramenta tão preciosa na elaboração de suas aulas.

Aprendendo com as TICs 2012 - Atividade 1.3



Aprender é uma atividade contínua e como a sociedade esta cada vez mais desejosa de conhecimento, é necessário mudar a forma de aprender. Para isso, precisa que o profissional da educação tenha o desejo de buscar novos conhecimentos, e para tanto se faz necessário que existam ambientes que proporcionem esta busca e ainda que haja pessoas que possam auxiliar o aprendiz no processo de aprender.
Por outro lado, observa-se muita acomodação por parte de alguns. É como se o conhecimento estivesse pronto e que sua formação profissional correspondesse apenas ao que aprendeu nos anos de faculdade.
Assim como em todas as outras profissões, na educação tambem existem pessoas que querem ser desafiadas com o novo, e outras, que tem “medo” do novo e preferem não se atualizar. Porém, para tornar os alunos verdadeiros aprendizes é preciso qualificação por parte do professor. Isso poderia mudar a idéia de que a escola não prepara o aluno para enfrentar os desafios que o mundo oferece e daria suporte para que possam continuar a busca pela aprendizagem continuada ao longo de sua vida de forma autônoma, reconhecendo a importância do “aprender continuamente”.