ATIVIDADE 1.2
Sou uma docente em busca de conhecimento pois acredito que não somos donos do saber e que nem o mais sábio os homens detém todo o conhecimento, toda a sabedoria. Citando Sócrates: "Só sei que nada sei." Assim sou eu como aprendiz. Por mais que se saiba sobre a educação temos que estar sempre buscando aprender, pois sempre tem coisa nova a ser aprendida, basta querer. A própria convivência com seu aluno traz conhecimento e é preciso ter sabedoria para buscar este conhecimento e trazer para sua vida. Cada pessoa é única e não temos como generalizar, portanto, não se pode generalizar a forma de ensinar. Ainda estou a caminho da profissão de professor, cursando pedagogia. Sei que tenho um longo e árduo caminho a ser percorrido, mas sei também que só se consegue obter êxito no que fazemos com e por amor e assim sou eu. Tudo o que faço coloco meu coração porque só assim se pode ser feliz no que faz.
Realizei a atividade, Quem sou eu? com uma certa dificuldade pois o curso neste momento estava iniciando e não entendia o objetivo de tal colocação, ate mesmo porque, acho difícil me avaliar como pessoa. Acredito que a maioria de nós tem essa dificuldade pois avaliar os outros é muito mais fácil que avaliar a si próprio.
Aprendendo com as TICs 2012 - Atividade 1.3
Aprender é uma atividade contínua e como a sociedade esta cada vez mais desejosa de conhecimento, é necessário mudar a forma de aprender. Para isso, precisa que o profissional da educação tenha o desejo de buscar novos conhecimentos, e para tanto se faz necessário que existam ambientes que proporcionem esta busca e ainda que haja pessoas que possam auxiliar o aprendiz no processo de aprender.
Por outro lado, observa-se muita acomodação por parte de alguns. É como se o conhecimento estivesse pronto e que sua formação profissional correspondesse apenas ao que aprendeu nos anos de faculdade.
Assim como em todas as outras profissões, na educação também existem pessoas que querem ser desafiadas com o novo, e outras, que tem “medo” do novo e preferem não se atualizar. Porém, para tornar os alunos verdadeiros aprendizes é preciso qualificação por parte do professor. Isso poderia mudar a ideia de que a escola não prepara o aluno para enfrentar os desafios que o mundo oferece e daria suporte para que possam continuar a busca pela aprendizagem continuada ao longo de sua vida de forma autônoma, reconhecendo a importância do “aprender continuamente”.
Assim como em todas as outras profissões, na educação também existem pessoas que querem ser desafiadas com o novo, e outras, que tem “medo” do novo e preferem não se atualizar. Porém, para tornar os alunos verdadeiros aprendizes é preciso qualificação por parte do professor. Isso poderia mudar a ideia de que a escola não prepara o aluno para enfrentar os desafios que o mundo oferece e daria suporte para que possam continuar a busca pela aprendizagem continuada ao longo de sua vida de forma autônoma, reconhecendo a importância do “aprender continuamente”.
Para fazer esta atividade contei com a colaboração da equipe gestora da escola onde trabalho me prestando as informações que eu necessitava e conversei também com os professores da escola para me inteirar dos mecanismos que estes usavam para o preparo de suas aulas.
UNIDADE II - INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMIDIA
Atividade2.1
Ainda não sou professora mas já atuo na área como técnica. A navegação a deriva me fez conhecer um pouco do portal. Pelos seus links pude conectar no domínio publico e tomei ciência de coisas interessantes que antes não sabia. No próprio portal encontrei varias colegas da escola onde trabalho e também da cidade onde morava antes. Tive acesso a varias aulas e jogos interativos a serem realizados com os alunos, uma vez que a escola onde trabalho esta inaugurando o laboratório de informática para uso dos alunos acredito que vai ser de grande ajuda. Foi uma ótima experiência e é muito bom saber que os profissionais da educação podem contar com uma ferramenta tão preciosa na elaboração de suas aulas.
Não tive grande dificuldade em navegar em hipertexto uma vez que já conhecia o mecanismo mas não posso negar que me levou a conhecer coisas novas porque mesmo navegando a deriva, quando abri por exemplo o site o portal domínio publico foi impossível não navegar por ele e descobrir coisas que antes não conhecia.
ATIVIDADE 2.2
CONCEITUANDO HIPERTEXTO
Reproduzindo o conceito de hipetexto, segundo www.prof2000.pt/users/cleal/curso10/textos/glossario.htm , acessado em 10/06/2012, hipetexto são:
Documentos que contêm palavras ou imagens destacadas que quando se selecciona faz ligação com outras frases, textos ou imagens ; Texto interactivo, com ou sem imagem, onde as referências cruzadas permitem ao utilizador "guiar-se" no seu interior.
Na verdade, navegar na internet é muito facil quando já temos noção do que fazer e objetivo com relação ao que estamos procurando e para quem não é principiante nesse vasto mundo digital, não tem muita dificuldade.
Quando digitei as palavras: O QUE É HIPERTEXTO, muitas páginas foram abertas e 597.000 opções de definição foram encontradas. Entrei na primeiro e li as definições.Naveguei bastante e achei tudo prazeroso, encontrei até inclusive atividades postadas por outros colegas que fizeram o curso das TICs em outras oportunidades.
A verdade é que quando estamos livres para aprender e para descobrir o que nos interessa, nos envolvemos com a pesquisa e acabamos por mergulhar neste imenso oceano de informações e conhecimentos que é esta ferramenta hoje indispensável para nossas vidas, tanto profissional como pessoal, que é a internet e os beneficios que ela nos proporciona. A pesquisa se torna interessante porque você sempre acaba descobrindo novas informações até então sequer imaginadas, são descobertas que vão ajudar no nosso cotidiano.
Conceituar hipertexto não foi difícil uma vez que usei como recurso o navegador do google que me forneceu um leque enorme de possibilidades de conceitos e usei apenas um que era bastante claro e objetivo ao meu ver.
CONCEITUANDO HIPERTEXTO – ATIV 2.3
CONCEITUANDO HIPERTEXTO - São documentos que contêm palavras ou imagens destacadas que quando se seleciona faz ligação com outras frases, textos ou imagens ; Texto interactivo, com ou sem imagem, onde as referências cruzadas permitem ao utilizador "guiar-se" no seu interior. Em suma, Hipertexto é um texto em formato digital a respeito de determinado assunto mas que podemos acrescentar links que acabam por remeter-nos a outros assuntos semelhantes ou relevantes ao tema original, ou seja, subdivide o tema em varias outras formas de pesquisa ou temas relacionados. Pode-se afirmar que o hipertexto é uma grande ferramenta de enorme utilidade para o internauta.
falar sobre hipertexto é dar significado ao conceito e uma vez entendendo a que se refere o termo não tive grande dificuldade de conceitua-lo com minhas proprias palavras.
ATIVIDADE 2.4
concordo com a colega Marta Gislene Gomes, quando diz que o hipertexto faz parte a nova cultura digital pois sem essa maravilhosa ferramenta nossa vida seria muito mais difícil e concordo mais ainda quando diz que precisamos nos qualificar para sabermos fazer uso desta ferramenta pois, sabemos que a era digital esta ai e se não nos qualificarmos, o computador não passa de uma maquina sem muita utilidade e no processo de formação pelo qual passa o profissional da educação, sabemos que precisamos ser mediadores do saber e sem qualificação não passaremos de transmissores e em alguns casos, como no caso da informática, sem cursos como este de qualificação, nem isso conseguiríamos ser.
Achei interessante o comentário da colega porque complementou meu proprio pensamento a respeito do assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário